FECOMERCIO E EXPOVINIS- Debate o Vinho no Brasil


Uma bela realização da FECOMERCIO com apoio da ExpoVinis Brasil - Exponor (maior feira de vinhos da América Latina) para o evento "O VINHO NO BRASIL - Os obstáculos e as oportunidade de um segmento em franca expansão."
Fruto da iniciativa do competente, porém polêmico, mas bem humorado Didú Russo, a quem tiro meu chapéu, realizou-se hoje esse "primeiro" debate público onde no plano central se lançou mais os obstáculos políticos e das altas taxas tributárias, além do polêmico selo, que propriamente das oportunidade neste mercado que acompanho a cerca de duas décadas.
Em dois blocos dividiu-se o evento com a mesa formada pelas presenças de Antonio Carlos Borges – diretor executivo da Fecomercio,
Didú Russo - diretor do Cecomercio, 
Carlos
Raimundo Paviani – diretor executivo da IBRAVIN,
Ciro Lilla –  da Mistral Importadora,
Wagner Ribeiro – diretor comercial da Salton,
Rogério D´Avila – proprietário da Importadora Ravin, 
Luis Henrique Zanini – proprietário da Valontano, mediado por
Adalberto Piotto – jornalista da rádio CBN.
Ainda tivemos um pedido, um tanto deselegante, de aparte pelo Sr. Alfredo Srour da Franco Suissa, porém representando a ABBA - Associação Brasileira de Exportadores e Importadores de Alimentos e Bebidas. 


O debate, brilhantemente aberto por Didú Russo trouxe as cores e os números do negócio do vinho no Brasil e algumas conclusões inteligentes e outras óbvias, porém levantou temas que infelizmente não foram discutidos. Já na mesa de debate, instalou-se a discussão sobre o selo fiscal e assim se prolongou deixando cansativo um tema que poderia ter se encerrado na inteligente e perspicaz defesa do "não" uso deste instrumento, por Ciro Lilla o que com certeza não exporia o belo trabalho que Paviani faz em outras frentes pelo vinho nacional.


No retorno do coffee-break a indigesta surpresa de termos o Sr. Alfredo Srour ao microfone, não por seu discurso, que em até certo ponto era coerente, mas pela forma truculenta e deselegante que tratou alguns ausentes, presentes e pelo desrespeito à platéia e a mediação.

Postar um comentário

0 Comentários