ENÓLOGO, ENÓFILO, SOMMELIER...

No mundo do vinho existem profissionais que desempenham as mais diferentes atividades. Conhecida é a importância dos enólogos, profissionais preparados em Escolas Superiores ou Faculdades na arte da elaboração do vinho. Eles são extremamente importantes da cantina para dentro. Porém, é inegável o papel relevante que desempenham os enófilos, os amantes do vinho, aqueles que, em definitivo, cumprem a função sublime de consumir o que os enólogos fazem. São a verdadeira razão da existência da uva, do vinho...e dos enólogos.

O Enófilo - Algumas pessoas confundem o significado da palavra enófilo, o amante do vinho, com a de enólogo, o elaborador do vinho.
Enófilo tem um sentido mais amplo e significa "pessoa que gosta do vinho", mas que não tem responsabilidade sobre sua elaboração.

O Enólogo - Enólogo é o profissional responsável pela elaboração dos vinhos. A rigor, também é um enófilo, por gostar do vinho.
As legislações específicas de todos os países estabelecem os níveis de preparação e o título que devem ter os profissionais que são responsáveis pela elaboração dos vinhos e derivados.

No Chile, os engenheiros agrônomos são facultados a responder pela elaboração dos vinhos, não existindo nenhum curso de nível médio ou universitário de enologia.
Na Argentina, existe um Curso de Nível Médio e uma Faculdade onde se formam Enólogos Técnicos em Frutiolivicultura e Licenciados em Enologia. São os únicos habilitados para responder por uma cantina.
No Uruguai, a escola é de Nível Médio e os Enólogos formandos são os únicos habilitados.
No Brasil, existe em Bento Gonçalves a Escola de Enologia, de nível médio e a Faculdade onde se formam os Tecnólogos de nível superior.

O Sommelier - Sommelier é o profissional que desempenha suas funções em restaurantes é conhecido como "o maitre das bebidas e dos charutos". Ou seja, o sommelier deve conhecer, para poder orientar seu cliente, sobre todo tipo de bebida, desde água, café, chás e muito especialmente bebidas alcoólicas. Atualmente, com o advento da fase dos charutos, voltou e fazer parte de suas atribuições.
"Na civilização grega, este personagem era conhecido como "arconte" ou "simposiarca", encontrado nos "simpósios" onde cumpria as funções de administrar o serviço e escolher os jarros e taças para o vinho.

Na época da Roma Imperial, localiza-se o mesmo indivíduo atuando durante os "prandii" (banquetes) com o nome de "Rex bibendi". Nos séculos seguintes, , principalmente na época do Renascimento, todos os nobres tinham um "copeiro" auxiliado por um "garrafeiro".
Já em 1700, aparece citado nos editos do duque de Savóia, com a denominação de "Somegliere di bocca e di corte" e, portava um anel com as iniciais ducais para lacrar os barris sob os seus cuidados. Seguem-se notícias e detalhes da atividade desta personagem em todos os banquetes nas cortes européias, até chegarmos à época da grande cozinha francesa, que impôs ao mundo toda uma terminologia própria- "maitre, chef de cuisine, chef de rang" - sempre utilizada na língua original. Assim nasceu a expressão "sommelier", usada para designar o profissional encarregado do serviço do vinho".

postagem de uma leitora

Enólogo é o indivíduo que perante o vinho toma decisões, e o enófilo é o indivíduo que perante as decisões toma vinho.
Fonte: LUIZ GROFF

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Olá, li parte do seu blog e achei muito informativo! gostaria de saber se vc sabe, em sp, qual é o melhor curso para se tornar um sommelier... Na escola do RS que vc citou, o curso é de 3 anos... super completo pelo curriculo, mas muito extenso ... no aguardo. Obrigada !
    meu email: camila.duartejorge@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Amei!!!! tudo que escreveu.Fale mas sobre os secredos deste mundo maravilhoso dos vinhos, vinhedos e suas uvas

    ResponderExcluir
  3. Olá Santucci, li seus comentários e acho que sao de grande valia uma vez que muitas pessoas usam incorretamente o termo Enólogo.
    Porém nao posso lhe parabenizar pela frase de fechamento.
    "Enólogo
    Indivíduo que perante o vinho toma decisões
    Enófilo
    Indivíduo que perante as decisões toma vinho

    Fonte: LUIZ GROFF"
    Veja a fundo a origem desta frase e nao acredite em qualquer texto!!

    Abraço e continue desmistificando o mundo do vinho!!
    ALcioni Dümes - Enólogo

    ResponderExcluir