Queijos, uma nova paixão!


Fol Epi (França) - Lançado em 1989 pela francesa Fromageries Perreault, do Grupo Bongrain, é um queijo exótico, elaborado na tradicional região francesa de Chateau-Gontier (integrada pela Normandia, pela Bretanha e pelo Vale do Loire, no oeste do país). Produzido com leite integral de vaca, ultra fresco e adicionado de fermentos láticos exclusivos que lhe propiciam uma apresentação com olhaduras. Sabor suave e textura macia, oleosa, com gosto de fruta, ligeiramente doce. Seu aspecto representa o pão da Champanhe, tem massa marfim untuosa e flexível. Como os queijos suíços, apresenta bolhas resultantes das reações químicas que ocorrem pela ação de bactérias lácticas em seus três meses de maturação e o termo Fol Epi (trigo selvagem) evoca as festas da colheita, onde os camponeses retiravam do solo o trigo maduro e dourado. É também chamado de emmenthal ou gruyère franceses. O Fol Epi é bom como aperitivo ou para servir antes da sobremesa. Mas fica ótimo também em sanduíches, fondues, quiches, omeletes, tortas, saladas, gratinados e risotos.

Wapi (Argentina) - Queijo argentino, da província de San Juan, em plena cordilheira dos Andes, onde o clima da região da cordilheira e suas ótimas qualidades para o pastoreio do gado caprino.

Esse queijo feito a partir de leite de cabra, prima por seu sabor suave e muito agradável. Massa semi-mole e sem olhaduras, parece derreter na boca. Encontramos: ao natural ou com orégano ou ervas finas.


Brie (França) - Mais de 1000 anos atrás, brie foi o membro fundador da família francesa do queijo macio e que agora inclui Camembert, Brie e Coulommiers.

Originados na região de Brie, na França e feito com leite de vaca , o queijo brie apresenta a crosta, formada por um manto branco de aspecto aveludado e comestível, sua textura é macia e a massa interna, derrete na boca.É perfeito para ser utilizado em receitas, mas sozinho ele é sem igual. Muito apreciado em degustações com vinhos o brie sobrassai seu sabor acompanhado de um branco da Borgonha ou um sauvignon blanc chileno.

Postar um comentário

0 Comentários