Nesse último dia 1º estive visitando a feira de vinhos, considerada a maior do setor, a ProWine.
Particularmente gostei da feira, seu formato e seu tamanho, fácil de se deslocar e com muto poucos pontos de "congestionamento". O encontro é sempre um bom momento para reencontrar amigos, conhecer novos, se atualizar e saber das novidades.
Quero já destacar o belo desenvolvimento dos vinhos da vinícola UVVA, da Chapada Diamantina - Bahia. Ano passado apesar da bela surpresa e elegância que os vinhos apresentavam lhes faltavam um pouco de "caráter", "de mãos do produtor", "de terroir" e que nesse ano ficaram mais explícitos. Realmente vale a pena acompanhar esse produtor, principalmente após, um rápido porém esclarecedor, papo com o enólogo Marcelo Petroli que demonstrou sua gana em levar o "terroir" baiano para todos os cantos.
Sobre os vinhos: O belo tinto Cordel (corte com Syrah, Cabernet Sauvignon, Merlot e Malbec) tem um belo um belo potencial. No momento da feira senti falta de um pouco mais de decanter, de aeração o que me mostra que ainda necessita mais um tempo de garrafa. Agora o Chardonnay (2023) estava simplesmente estupendo, rico e muito agradável.
Ainda pude provar outros belos vinhos, tais como o excelente Rubronhol Marselan da Casa Geraldo (Andradas - MG), o espumante encantador VentreZ Brut Blanc de Blancs da jovem vinícola gaúcha Madre Terra (Serra Gaúcha - RS), que ainda tem uma bela e completa linha de tintos e brancos e um português bem interessante: o Quinta do Ribeiro Santo Encruzado, importado pela Loyal Vinhos, que traz essa bela uva típica do Dão que deu um caráter irrepreensível ao vinho (VQP) e de quebra ainda reencontrei o amigo João Santos, agora enólogo da vinícola, mas um velho conhecido por seu brilhante trabalho da Rio Sol (PE).
As curiosidades vieram da Villa Cabianca, importadora que traz para os Brasil um belo portfolio e optou (de maneira moderna e atualizada) vender direto ao consumidor oferecendo produtos como a linha italiana Luigi Bosca e esses espumantes não alcoólicos Toselli (tinto e branco).
Visitar a feira foi bem proveitoso e ainda ganhamos um belo encontro jantando com o amigo José Eduardo (Beale) acompanhando de outra joia brasileira o Vale da Pedra Syrah da já consagrada Vinícola Guaspari (Espírito Santo do Pinhal - SP).
Até a próxima!
0 Comentários