PEÑALOLEN, JEAN-PASCAL LACAZE, AZUL


Há algum tempo tenho essa imagem do Peñalolen e ao reorganizar meu novo escritório decidi colocar na parede logo atras da mesa de trabalho. Significativa para mim, posto que além de toda história dessa escultura me faz lembrar que os vinhos precisam de identidade, paixão, conexão com o lugar em que ele é feito e autenticidade

Num mar de tantos vinhos "iguais", padronizados, quando encontramos vinhos que nos dão sensações originais, ineditismos, temos por obrigação marcar sua existência.

Esse ineditismo, paixão e força de terroir encontramos nos vinhos elaborados por Jean-Pascal Lacaze (escrevi sobre ele em 2015) na Viña Quebrada de Macul, desde o excelente topo de gama Domos Aurea até os excelentes orgânicos Pargua e Anka Pargua. Já nessa linha Peñalolen composta por esplendidos varietais encontramos o segundo vinho topo da linha chamado Azul (acima dele há o TEZ).


Resolvi beber uma garrafa desse 2019 e acredite está espetacular e ainda seguirá bem vivo por cerca de 10 anos. O vinho é um corte bordalês (assim como seu autor) prevalecendo a Cabernet Sauvignon (88% Cabernet Sauvignon, 7% Cabernet Franc e 5% Petit Verdot).

Azul provém de Las Pircas, um vinhedo plantado em 2007 a 900 metros de altitude na zona de Peñalolén, nos subúrbios da cidade de Santiago. São cerca de cinco hectares em solos de pedra pura aos pés da Cordilheira dos Andes. A vinha é quase inteiramente Cabernet Sauvignon, tal como o corte do vinho.

Um belo vinho com taninos firmes, acidez elevada e marcada por sabores frutados maduros e suculentos. Um vinho encorpado, muita estrutura e bela textura.
De coloração rubi escura, matizes violáceas, seus aromas abrem lentamente e explodem com muita personalidade as ervas aromáticas, flores e pequenas frutas silvestres como mirtilo e um toque de goiaba. Na boca os taninos amplos e arredondados proporcionam uma estrutura ampla e nos deixa um final de boca especiarias e toques minerais. 
Vale a pena decantar, ou como prefiro, usar uma taça de bojo grande para deixar a mágica acontecer. 

Importado por Gran Cru, cerca de R$ 400










Postar um comentário

0 Comentários