Ontem em São Paulo presenciei uma cena linda: violino no metrô. Quanto do nosso dia a dia é recheado de belezas, de paisagens, sabores, sons?
Muitas vezes nem percebemos ante todo frisson da rotina, deixamos para o final de semana, para as viagens, para as férias, esperamos as "ocasiões especiais"...
Quantas vezes ouvi que aquele vinho é para a data X e tantas outras presenciei que essa data não pode ser vivida.
Talvez um dos melhores vinhos que bebi em minha vida aconteceu por algo muito inusitado, a garrafa estava sendo vendida e o funcionário deixou cair. Ao ser chamado para ver o estrago percebi que metade da garrafa estava em pé, intacta, boa parte do líquido ali, podia ter jogado fora ou, como fiz, filtrar e conhecer, provar um DRC Échézeaux Grand Cru 1969.
Aquela cena parecia uma catástrofe, mas o piso de mármore todo pintado de Pinot Noir, os aromas que invadiram toda a loja e a possibilidade de provar uma raridade transformou numa daquelas pinturas que guardamos só na memória, como estou resgatando enquanto escrevo.
Nessa mesma loja o dono num dos seus momentos motivacionais proferiu a frase "O macarrão se come quente", era uma alusão aos clientes que entrariam na loja, e se ali estavam queriam comprar.
Hoje eu diria que o momento não volta, temos que aproveitar a oportunidade como na lição de vida do meu amado pai que, as vezes, chegava em casa e estendia uma nota de algum valor, se ao invés de pegá-la perguntasse porquê, ele simplesmente a guardava no bolso, assim aprendi a primeiro pegar e depois perguntar.
À sua próxima garrafa, um brinde! Abra e depois encontre um motivo, ouça violinos ou simplesmente divida o momento com quem está contigo!
O Echézeaux produzido pela Domaine de la Romanée Conti, 100% Pinot Noir, tem uma cor brilhante característica que é ao mesmo tempo pronunciada e brilhante. Um vinho com um buquê altamente aromático de frutas vermelhas e escuras com notas de carvalho e especiarias. Uma excelente concentração, muito potente e encorpado, esses vinhos picantes e complexos são uma das melhores produções da denominação.
O Echézeaux é geralmente o mais leve dos vinhos da Domaine de la Romanée Conti. Cerca de €1,200
0 Comentários