LOJAS ESPECIALIZADAS: O VINHO EM SÃO PAULO


Habitualmente utilizamos uma hashtag "Preços, Mercado e Comportamento" para indicar novidades, tendências de consumo e claro falar do mercado. Ocorre que nesse mercado do vinho, particularmente o de São Paulo onde se concentra cerca de 40% das vendas do país, esse blog trouxe pouco de um dos principais atores que fazem essa cena se abrir aos consumidores: as lojas especializadas também conhecidas por delicatéssen ou empório.

Desde a mais antigas denominações como empório de secos e molhados onde se encontravam vinhos de pouco qualidade ou os de mesa, ou até antes, como se fazia na Europa, das vendas a granel e a partir da relevância do vinho como um produto de consumo a ser revendido sempre tivemos esse ator que quanto mais especialista, com atendimento de conhecedores do produto, mais convidativo e atraente os locais se tornam. No final dos anos 90 estive em uma dessas lojas, a Sherry-Lehmann em Nova York em funcionamento desde 1934, e pude perceber o que significava variedade aliada a um conhecimento especifico. Já havia no Brasil lojas especializadas muito bem montadas, mas ainda não tínhamos uma variedade tão extensa de vinhos, assim eram lojas de bebidas e muitas delas tinham o whisky como a estrela principal. 

Nos dias atuais com um mercado que beira os 60 mil rótulos disponíveis temos lojas que só vendem vinho, algumas super especializadas em nichos como Enoteca Saint Vin Saint dos vinhos "naturebas" (naturais, orgânicos e biodinâmicos), ou a Sampa Vinho com a proposta de cobrir todo o território brasileiro de vinhos, mesmo acontece com a Jack Vartanian Adega, e ainda as lojas das próprias importadoras que vendem seus vinhos importados diretamente ao consumidor.  Dessa forma são as lojas do conceito "multimarcas" que carregam uma missão ainda maior: falar de todos os vinhos, de várias partes do mundo, vários estilos e com muita concorrência, elas precisam criar diferenciais para se destacar!

A maioria são lojas de bairros, caso das tradicionais Casa Sagres, Box do Vinho, Empório Santa Carolina, dentre outras, algumas ainda em shoppings, porém as que se destacam tem em comum o serviço diferenciado, seja por suas equipes treinadas, seja por um serviço de entrega (a maioria tem sites de e-commerce, atendimento via whatsapp e estão presentes principalmente no instagram) ou por oferecer eventos como degustações, feiras de vinhos, até shows de stand-up, enfim criam ambientes que favoreçam a venda de seus produtos através de ações que cativam seus clientes, além de promover praticidade, atendimento cordial, qualificado, daquele tipo que gera confiança nas sugestões, que estão alinhadas a uma boa escolha na seleção de rótulos. Aliás esse é um grande diferencial, boa escolha de produtos à venda e uma rápida reposição ou atendimento sob encomenda de rótulos não disponíveis, o que leva muitos a ter produtos complementares como acessórios e alimentos, mudando assim para a categoria de empório.

Outra qualidade de algumas lojas é a de ter wine bar ou até restaurantes acoplados, essas além dos vinhos e bebidas ainda permitem a experiencia da degustação diferenciada e da harmonização, assim o cliente pode comprar vinhos em garrafas após essa vivência, é o caso da Ville du Vin, Cavatappi Enoteca (e o Tappi), Prosa e Vinho e do (bar de vinhos) Vino!, ou até mesmo o Bardega que apesar de não vender como loja promove uma bela degustação graças as wine machines como acontece também no novíssimo Mont Cristo em Santo André (saindo um pouco da referência cidade de São Paulo).

Algumas lojas se destacam também por sua tradicionalidade, já passaram de uma, duas, às vezes mais, décadas de existência. Reunidas, mas sem exatamente criar um ranking vem a mente como uma espécie de "top of mind" lojas como Bacco's, Banca do Ramon, Beale, Casa Lisboa, Confraria Queijo e Vinho, Empório Frei Caneca, Empório Vignamazzi (e Santa Joana), Rei do Whisky e Vinhos (e Empório Fernandes), Toque de Vinho, Wine Brasil, que representam justamente essa permanência no mercado e com relevância em referências de qualidade de portfolio, atendimento, eventos, enfim empresas que vem à nossa mente quando pensamos em lojas de vinhos.

Se tivéssemos que fazer um ranking como melhor loja, diria que elas deveriam cumprir alguns quesitos com excelência.
  • Em primeiro lugar estaria aquela com cumpre com maestria qualidade de serviço, pois apesar de vender produtos é o serviço de excelência no atendimento, na promoção de eventos, degustações, divulgação e pessoal bem treinado, que bem aplicados transformará uma loja em referência.
  • Depois, qualidade de escolha de produtos, pensada em variedade, mas também atenta ao gosto, bolso e necessidade de novidades do consumidor de vinhos, bebidas, alimentos e acessórios.
  • Não menos importante está a comunicação, começando pelo site, não só o e-commerce, mas também por reunir informações importantes, dicas, harmonizações, destaques, de forma limpa e clara, indicar as redes sociais, contato, formas de pagamento, entrega, etc.., enfim o site tem que conduzir o consumidor para uma decisão de compra direta e rápida, o que faz isso é a sensação de confiança. Já as redes sociais precisam ser pra valer, principalmente o instagram precisa ser relevante e também facilitar a compra, seja por links diretos de whatsapp e loja integrada e claro, se a loja puder, ter uma assessoria de comunicação que promova e conte pra todo mundo esse trabalho tão bem feito.
  • Por fim logística que precisa cumprir o que promete, ter uma boa embalagem e assertividade das intenções nesse serviço. Sabemos do jeitinho brasileiro, e tenta-se cumprir as exigências do consumidor, porém isso é pernicioso para o negócio e para o próprio consumidor. Algumas empresas deveriam ser apenas claras, clara com ela mesma, ela poderia reduzir sua área de entrega para, por exemplo, 5 km, e realizar dentro do que promete, cumprindo entrega e prazos, em resumo a logística precisa entregar bem também.
Sabemos que não é fácil, nem barato cumprir esses quesitos, é preciso planejamento, gestão, porém é o preço para se tornar não só referência, mas notoriedade e com certeza o consumidor paga o preço para comprar na melhor.


Localize os citados (por ordem de aparição no artigo):

Sherry-Lehmann | NYC - USA (site)
Enoteca Saint Vin Saint | Vinhos Naturebas | Vila Nova Conceição (instagram)
Sampa Vinho | Vinhos Brasileiros | Pinheiros (instagram)
Jack Vartanian Adega | Vinhos Brasileiros |  Butantã (instagram)
Casa Sagres | Mooca (instagram)
Box do Vinho | Mooca (instagram)
Empório Santa Carolina | Campo Belo  (instagram)
Ville du Vin | Itaim (instagram)
Cavatappi Enoteca (e o Tappi) | Vila Leopoldina (instagram)
Prosa e Vinho | Centro (instagram)
Vino! | Jd. Paulista (instagram)
Bardega |  Itaim (instagram)
Mont Cristo | Jardim (Santo André) (instagram)
Bacco's | Higienópolis (instagram)
Banca do Ramon | Centro 
(instagram)
Beale Bebidas | Centro 
(instagram)
Casa Lisboa | Tatuapé (instagram)
Confraria Queijo e Vinho | Sumaré (instagram)
Empório Frei Caneca | Bela Vista (instagram) 
Empório Vignamazzi (e Santa Joana) | Carandirú  (instagram)
Rei do Whisky e Vinhos (e Empório Fernandes) | Moema (instagram)
Toque de Vinho | Pinheiros (instagram)
Wine Brasil | Vila Olimpia  (instagram)


Alexandre Santucci, é especialista em consultoria de marketing estratégico, vendas e comunicação, para lojas, importadoras e produtores (nacionais e internacionais), escritor, mentor e palestrante. Autor dos livros: Descomplicando o Vinho (2ªEdição); Sucesso é o Caminho; A Depressão Curou Minha Vida; Poemas, Crônicas e o Amor. Psicólogo, ator, professor universitário de Marketing, Serviço do Vinho /Sommelierie e Psicologia/Gestão de Pessoas. Profissional há 30 anos presente no mercado brasileiro do vinho, nas áreas de marketing, vendas e educação ainda foi responsável pela área de cursos e treinamentos da maior importadora de vinhos do Brasil.







Postar um comentário

0 Comentários