VINHO COMO ALIMENTO NATURAL



Neste dia 11 a agência Senado publicou "Aprovado projeto que define o vinho como alimento natural; texto vai à CAE"

Nós profissionais do vinhos aguardamos muito por isso, caso isso ocorra podemos ter vinhos com preços bem mais acessíveis, como a propria matéria diz, poderíamos ter impostos caindo pela metade, o que impactaria sensivelmente no preço final do vinhos. (veja o destaque)

“Para se ter uma ideia, no estado mais populoso do país, São Paulo, a alíquota alcança 43%, sendo 25% de ICMS, mais 2% de contribuição para fundo estadual, 6,5% de IPI, e 9,25% de PIS/Cofins.
Em contraste, quando o brasileiro viaja para Nova Iorque, paga 8% de imposto sobre o vinho, já somados o imposto sobre valor agregado, mais os impostos específicos estadual e federal sobre bebida alcoólica. Na Flórida, 16%. Em Portugal, a alíquota total é de 13%. Na Alemanha, 19%. Na França e na Espanha, 21%, e 22% na Itália. Na África do Sul é 23%, na Nova Zelândia, 27% e na Austrália, 29%. Essa carga tributária desproporcional incidente sobre o vinho no Brasil inibe seu consumo, o que se traduz em repressão da demanda e, consequentemente, menor atividade agrícola e menor renda para o homem do campo”, conclui Alan Rick.

Agora nos cabe torcer e vermos se dessa vez vai!

Fonte: Agência Senado - Acesse a matéria completa



 

Postar um comentário

0 Comentários