PROWINE 2023 - PESSOAL, COMERCIAL!

 

Alexandre Santucci, Mônica Rodrigues, Sandi Corso, Mateus Lohn

Fazia tempo que não marotanava um evento, apesar de não ter podido comparer ao terceiro dia, porém dessa vez me predispus em estar presente por mais tempo, nos dois primeiros dias. 
Realmente a feira ProWine São Paulo é um evento necessário para o mercado do vinho, está grande, num bom tamanho e com inúmeras possibilidades não só para beber bons vinhos, novidades, fazer negócios, mas também e principalmente conectar pessoas, conhecer e revê-las.

Sob esse aspecto, o que nos torna humanos, digo pois pude além de conhecer novas pessoas, pude também conhecer algumas que só tinha contato virtualmente. É um grande avanço, podemos inclusive fazer negócios sem nunca ter trocado um aperto de mãos.

Na foto acima um reencontro depois de cerca de 10 anos com Mônica Rodrigues (que conheço desde minha adolescência) e o casal Sandi (enóloga) e Mateus (grupo Taf) que só conhecia pelo instagram.

Enfim o ambiente propicio, bons vinhos, deixaram o evento ainda mais convidativo para belas interações com velhos (que eram muitos) e novos amigos, de todas as partes do mundo presentes, fazer novos contatos e idealizar novos negócios. Dos velhos amigos um especial agradecimento a Christian Burgos (grupo Inner), um dos idealizadores e organizadores do evento e para a querida Carolina Orantes (Orantes.C Assessoria de Comunicação), que há tempos não os ouvia e deram um show, não só no evento, mas a já um bom tempo com tudo que produzem. 

Sobre o evento: Considerada a maior feira da profissional indústria de vinhos e destilados das Américas, a ProWine São Paulo, aconteceu de 03 a 05 de Outubro, no Expo Center Norte, organizada pela Emme Brasil e Inner Group em sociedade com Messe Düsseldorf, trouxe mais de 1.000 marcas de vinhos e destilados, cerca de 450 expositores e 25 países presentes. Mesmo com números expressivos a importância do evento se deu exatamente na sua visitação, cerca de 10 mil pessoas (B2B), provando como é fundamental para o setor. 

Em termos de vinhos havia muito o que conhecer e provar, evidentemente seria impossível provar, acredito eu que cerca de 10 mil rótulos à disposição, assim me concentrei em vinhos brasileiros e novos importadores. Percebi uma presença maior de importadores do sul, principalmente Santa Catarina, chegando a beber grandes e diferentes vinhos.


Acima uma pequena seleção do que provei, em outro momento escrevo (Prontos para Beber), por hora faço algumas menções:

  • A presença do vinho brasileiro cada vez mais incrível desde os tradicionais da Serra Gaúcha, com belas surpresas como o Zanotto Sauvignon Blanc Reserva Barricado, os excepcionais da Foppa, como o Pinot Noir e a Cave Antiga (Velha Cantina) com seu Iridium - um corte fantástico, para citar alguns, pois muito me surpreenderam, até os da poda de inverno, concentrados em São Paulo e Minas, na imagem aparece o premiado Syrah da Casa Geraldo.
  • Os importadores de Santa Catarina como o Empório Mundo que traz dentre outros a linha de vinhos franceses Smiley Wines e a Tanyno com uma proposta bem interessante e ainda mais os seus vinhos como o belo champagne Paul Bara.
  • Ainda era possível provar países bem diferentes como Irlanda, Turquia, Moldávia e Peru e uvas como a Ciliegiolo do super toscano Fattoria di Calappiano Collegonzi, do grupo Senzi, importado pela Del Maipo.

Enfim ProWine apresentou e entregou muito (muito mais que pude registrar aqui), mas com certeza deixa uma marca, pessoal e comercial.




Postar um comentário

0 Comentários