DESCOMPLICANDO A DESCRIÇÃO DOS VINHOS

 



Recentemente estive falando sobre vinhos para um pequeno grupo de empresários no Brazilian Golf e para me preparar faço uma sempre uma pesquisa sobre os vinhos, mesmo que já os tenha bebido. É um hábito para poder falar de forma descomplicada e uso a mesma técnica quando tenho que escrever, principalmente para a coluna "Prontos para Beber". 

Além de sabre sobre o produtor, como o vinho é produzido, procuro curiosidades de várias ordens, seja do proprio vinho, ou da uva ou do local onde é produzido, acho enfadonho quando o apresentador fala de qualidades extremamente técnicas como índice pluviométrico, especificações de solo, palavras difíceis, enfim acredito que o consumidor quer receber primeiro um bom vinho e depois informações que sejam agradáveis, marcantes e se possível bem humoradas. Comercialmente contar histórias não é decisivo, mas ajuda muito a vender, por isso uso muito essa técnica

Nesse dia (foto) havia um delicioso vinho argentino chamado Chupasangre Malbec, para mim a curiosidade era o próprio nome do vinho, mas o próprio produtor (Familia Kretschmarnão explica o porquê na descrição do vinho, assim vamos recorrendo as pesquisas e obviamente não é algo em português. Consegui após algum tempo descobrir que trata-se de uma vegetação muito utilizada, no passado, por toda região andina e que ao colocar nas feridas ela tinha uma propriedade de sanar, de chupar o sangue. Com essa informação o consumidor  replica no momento de servir. 
Psicologicamente quando damos e nos damos utilidade no sentimos mais fortes, literalmente úteis.

Na prática descrevemos assim:

Familia Kretschmar Chupasangre Malbec - Da região de Luján de Cuyo, Mendoza, esse excelente vinho argentino, fresco, de médio corpo com taninos doces e suculentos acompanha muito bem carnes assadas. Sua coloração vermelha intensa e violácea, aromas de frutas vermelhas escuras, como ameixa e cerejas e notas de hortelã, mas sem dúvida ele nos encanta por seu paladar rico e equilibrado, graças a sua passagem em barrica (60% em barricas usadas por 6 meses) e nem percebemos os 14% de álcool que reside nesse vinho. Seu nome vem da preservação dessa planta, em seus vinhedos, chamada chupasangre muito utilizada no passado para curar feridas.  Cerca de R$ 120.

Importado pela Bendito Vinho.

Nota: Se você vai produzir fichas técnicas é sempre importante manter um padrão, assim cria-se também uma assinatura, as minhas tem uma estrutura (veja abaixo), mas capriche nas notas de degustação, ela será usada como base quando estiver falando sobre o vinho, em apresentações, wine dinner, treinamentos de brigada, enfim quando for comunicar!

ficha técnica de vinho
Estrutura Descomplicando o Vinho: Imagem do vinho, Nome do vinho, produtor, origem (região e país) | Notas de Degustação | Curiosidade | Dados técnicos (uvas, álcool, envelhecimento) | O produtor




Postar um comentário

0 Comentários