Vamos à Colheita?

A partir de hoje começa uma das datas mais esperadas para o mundo do vinho no Brasil e assim como acontece em outros países do hemisfério sul é a partir de janeiro até março e eventualmente inicio de abril, que acontece o nascimento dos belos vinhos: a colheita das uvas!
Para o produtor é a hora da verdade, de muita ansiedade e apreensão, pois apesar de todos os cuidados durante o ano, quem manda mesmo é a natureza. Se chover muito nessa época corre-se o risco de se perder uma parte da colheita, além de ter que adiantar colheita, porém se tudo vai bem com o clima o enólogo tem tempo para trabalhar e escolher o melhor momento para colher, escolher o momento em que a uva atinja o melhor grau de maturação para o vinho que deseja fazer.

Para nós consumidores é um motivo de festa, aqueles que desejam participar desse momento podem vivenciar uma bela experiência toda ambientada por festividades e comemorações. Ocorre que há cerca de uma década se organizou programas turísticos para cidades produtoras de vinho onde o amante do vinho pode realizar seu desejo de virar enólogo por algumas horas. Esses programas incluem a própria colheita, pisa a pé e aulas sobre o processo e a história da produção. O objetivo é expor as regiões, seus produtores e claro aproximar ainda mais o consumidor da sua bebida preferida.
É um passeio cultural participativo, por alguns dias podemos realmente nos sentir os próprios produtores.
O passeio é ainda repleto de oportunidades, paisagens e em muitas vinícolas (grandes e pequenas) encontramos uma bela infraestrutura, com boa área de compra de produtos coloniais, os vinhos, restaurantes, lagos, cachoeiras e até museus do vinho organizados pelas famílias.
É uma bela experiência bem contaminada pela cultura italiana, com boa comida e musica típica, além de apresentações e muita alegria. Enfim o começo do ano é tempo de celebrar e reviver a história de uma das mais antigas tradições do mundo.

Esses roteiros estão em muitas operadoras turísticas que te levam para cidades gauchas como Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Flores da Cunha e também para a cidade paulista de São Roque.

Para a cidade de São Roque a programação termina dia 31 de Janeiro, porém quem deseja se programar para fugir no Carnaval, ir para a serra gaucha é uma boa pedida e ainda pode contemplar a viagem com esse roteiro bem aprazível (na Serra a programação encerra apenas em 13 de Março).

Postar um comentário

0 Comentários