Voce Sabia?

Que o uso da madeira na produção do vinho está intimamente ligada ao potencial de envelhecimento e a robustez de um vinho. Em alguns casos utiliza-se para dar um "algo a mais" um toque especial, mas grosso modo esse processo deveria ser conhecido como afinamento (ou conceder refinamento ao vinho), pois é durante essa passagem em madeira que o vinho ganha maciez, taninos que se arredondam e também por força da ação da madeira novos aromas (os chamados terciários). Habitualmente se utiliza como madeira o carvalho, e na
maioria dos casos os de origem francesa e americana, mais existem os eslovenos, hungaros e mais do leste europeu, mas em suma são de origem francesa.
O carvalho francês custa o dobro, pois o carvalho francês não é serrado e utiliza-se somente 15% para a tanoaria, isto é, para a feitura dos tonéis. Já o carvalho americano usa  mais de 50%. Ocorre que no francês, como não há como serrar a madeira se preserva sua integridade, inclusive com o sumo interno que será, aos poucos, absorvido pelo vinho, nos diversos usos.
Além disso o carvalho francês tem um crescimento linear o ano inteiro, sendo assim se torna linearmente mais poroso, podendo haver mais contanto com o oxigênio e maior absorção de taninos e aromas  pelo vinho.
As principais na França são Limousin, Allier, Nevers e Vosges. Em cada uma destas florestas podemo obter  aromas diferentes, como o café, torrado, defumado, manteiga, uma vez que suas características se diferenciam dependo de onde estão plantadas, caso que não acontece (na maioria) com o carvalho americano (produzido no leste do país), que apresenta coco e baunilha.
De certo modo o carvalho americano é comumente utilizado em vinhos jovens e o francês para os vinhos com mais classe, potência e com certeza para os de longa guarda.
O tamanho e a origem determinam o toque que o enólogo quer dar a seu vinho, quanto menor mais contato e por consequência maior a influência da madeira no vinho.
Veja abaixo os tipos, nomes e tamanho.
Nome
Pais
Região
Volume (litros)
Barrique
França
Bordeaux
225
Demi-Muid
França
Midi
600-700
Foudre
França
Bordeaux
1000
Piece
França
Bourgogne
228
Tonneau
França
Bordeaux
900
Botte
Itália
Marsala
422,6
Pipa
Portugal
Porto
550
Bota
Espanha
Jerez
490-600
Puncheon
EUA
Califórnia
450-615
Hogshead
EUA
Califórnia
300-315

Postar um comentário

0 Comentários