Dicas de Consumo - Como comprar um bom vinho?

Dicas de Consumo

Hoje tinha um fórum na comunidade que criei, Descomplicando o vinho, sobre a questão de como comprar um bom vinho. Segue abaixo minha resposta.

Não que não exista o melhor vinho, mas isso é uma opinião pessoal...


Eu costumo falar, nos cursos e palestras, que para escolher um bom vinho é preciso treino, mas um indicativo para quem está com dúvida é o preço, o vinho é talvez um dos produtos que mais faz valer essa relação.
Quanto a isso não se deixe enganar, apenas contribuindo: um vinho chileno de R$ 30,00 não cabe numa relação com um vinho francês do mesmo preço, pois são produtos diferentes, com certeza. O equivalente francês custa +ou- o dobro, é uma questão econômica - Argentina e Chile tem taxas de importação, além do frete, bem inferiores a Europa e o resto do mundo do vinho. Mantenha isso em mente!

Digo também que, na dúvida, opte pelos chilenos, posto que muitos produtores e maioria dos produtos que chegam aqui fazem vinhos para o mercado internacional, com "paladar" internacional, que normalmente acaba agradando muita gente - aí o melhor é o cabe no seu bolso.
Quanto à Argentina é o segundo país nessa relação, mas eles ainda conservam seu caráter e identidade - DICA: Mendonza faz vinhos mais encorpados e frutados, Patagônia, vinhos mais elegantes e de nuances.

Quanto ao atendimento em lojas especializadas e supermercados, muitos profissionais são novos nesse trabalho e acabam empurrando produtos, no entanto eles foram treinados e vale a pena pelo menos trocar idéias, e por vezes você pode até encontrar alguém que realmente entende o que você quer.

Finalizando, a questão da borra e a devolução, alguns vinhos não filtrados, tem, os mais velhos também tem e sobre a devolução: se faz pelo vinho oxidado - avinagrado - ou vinho passado: brancos (quando não Borgonha gran Cru) amarelo ouro e tintos cor atijolada (quando não envelhecidos) ou aroma (fantástico) de vinho do porto.

O Demais é só prazer, experimente, tente um vinho diferente.

Salute!
Santucci

Postar um comentário

1 Comentários

  1. amei novamente ... Estou adorando

    E muito bom ver alguem falando sobre algo que gosta e ama oque faz Parabens

    Flavia

    ResponderExcluir