Marketing do Vinho


Acabei de ler o artigo escrito pela Sra. Jancis Robinson, para a Revista Prazeres da Mesa, intitulado Como criar reputação.
Gosto muito dos textos dela e principalmente de suas críticas, mas esse artigo revela algo que está intimamente ligado ao meu trabalho e de muitos amigos  deste "mundo do vinho": o Marketing!
Nos anos 80 quando iniciei minha vida corporativa o marketing era algo muito novo e associado a figura do Yuppie, lembro que a ideia de ter esse profissional era uma grande novidade. Habitualmente ocupadas por profissionais de administração de empresas, as vagas eram poucas e normalmente funcionava como uma espécie de se não der certo vira vendas. 
Até hoje isso funciona um pouco assim, o marketing é propaganda, anúncio é CUSTO!

Bem eu comecei nessa época, nesse ambiente, era o Marketing Industrial que passaria a ser chamado B2B (business to business).
E o que tudo isso tem a ver com Vinho?

É que graças a essa mentalidade temos muito poucos "profissionais de marketing" em nosso meio, seja nos produtores, seja nos importadores, ou nos pontos de venda. Infelizmente, não temos marcas construidas, temos marcas descobertas, e é bem isso que trata o tema da Sra. Robinson.

Vejo o vinho como algo prazeroso e acessível, este é o principio que pode tipificar um produto e a partir daí criar as estratégias para fazê-lo conhecido e "vender" mais, isso é mercado em ação, isso é market-ing.

Não há o que inventar mas o vinho merece mais alternativas e os consumidores também.

Postar um comentário

0 Comentários