HARMONIZAÇÃO DE VINHOS? DESCOMPLICA!

A constância não consiste sempre em fazer as mesmas coisas, 
mas aquelas que tendem para o mesmo fim.
Luis XIV, o rei sol

arquivo pessoal - cozinhando no Chile

Provar vinhos faz parte da minha rotina há décadas, seja para produzir conteúdos ou para realizar meu trabalho em consultorias, direcionamento e posicionamento de produtos, enfim apesar de "glamourizado" qualquer trabalho ligado ao vinho, em muitas vezes é só trabalho.
O fato é que quanto mais realizamos, melhores ficamos, é isso que se refere Luis XIV e é também da escola de teatro francesa a frase "répétition, répétition, répétition" e exprime que o mais bem feito se atinge com a "répétition" (repetição, que também significa ensaio, repetição, explicação).

Assim provo vinhos sozinho, em grupos, às cegas (sem saber o rótulo) ou, quando mais gosto, em harmonizações e mais ainda quando cozinho para receber pessoas.

Há algo sobre harmonizar comidas e bebidas que especialistas problematizam e acaba por ser difícil demais explicar, parecendo ficar inatingível se você não estudar muito, mas de fato, a harmonização é algo bem mais natural. 

Nesse final de semana fiz risoto (de limão) siciliano, qual vinho combinaria com esse prato, sem que você precise pensar muito? Um vinho siciliano? Foi o que pensou, né! Então, acertou. Te diria que até um tinto iria bem, se por acaso tivesse uma carne acompanhando, por que é isso mesmo a combinação por cores e regionalidade é uma regra bastante simples. Outra razão importante é que a gastronomia local muitas vezes foi inspirada pela propria riqueza natural da região, assim como seus vinhos. Claro que há o "peso" da comida, o corpo, o condimento. Refeições mais encorpadas pedem vinhos mais encorpados, mas sempre digo que algumas comidas não pedem vinho, assim como muitos vinhos não pedem comida. 

De maneira alguma desmereceria o conhecimento do sommelier, que leva anos, décadas, estudando as melhores combinações, provando muitos vinhos e comidas e com certeza são talhados para realizar essa tarefa, assim se for a um restaurante ouse pedir o conselho desse profissional e suas chances de ter uma experiência incrível multiplicarão muitas vezes.

Sobre minha ultima prática, cozinhei o risoto e uma peça de maminha com alcatra na mostarda Dijon (assado). Enquanto cozinhava eu e minha companhia provamos o Sauvignon Blanc 2022 da Vinícola Gaudio e para acompanhar a refeição um Brouilly do Georges Mingret
Agora olha que curioso, o prato principal era, sem dúvida, a carne e o condimento mostarda Dijon dirigia o prato, te pergunto de onde vem a Dijon? Da Borgonha.  E o vinho Brouilly? De Beaujolais, que está dentro da Borgonha. 


Qual foi o resultado? Minha companhia adorou e quase não sobrou uma gota para o registro.

Vitória Sauvignon Blanc 2022 -  A jovem Vinícola Gaudio tem suas origens em Vitória, os produtores, o casal Gaudio, são de lá e essa linha vem com esse espírito, o da vitória, vitória por atravessar o pais ate chegar em Urupema, Santa Catarina e produzir vinhos de altitude, vinhos de excelência. Isso é uma Vitória! 
Esse Sauvignon Blanc é tão tropical quanto pede sua tipicidade, mas com algo mais. Seus aromas vão nos convidando a explorar novos a medida em que o vinho evolui na taça. Seu paladar é fresco, porém traz complexidade e uma certa densidade, excelente retrogosto, longo.  É um vinho de personalidade, com boa acidez que teria ido muito bem com o risoto e uma carne caça pouco condimentada. 
Cerca de (ainda sem preço nesse mercado)


Brouilly 2022 - Georges Mingret pertence a uma marca centenária originária de Beaujolais que ampliou seus horizontes buscando os melhores "terroirs" franceses para entregar vinhos com muita tipicidade a preços excelentes. O vinho apresenta uma coloração lindíssima, de um rubi intenso, com toques violáceos. Seus aromas trazem as frutas vermelhas, e as berries (mais azuis), notas florais e leves de especiarias. No paladar ele expressa e bem o seu cru, potência e elegância muito bem equilibrado, com taninos presentes e macios. Cerca de R$ 200


#vinicolagaudio #georgesmingret 




Postar um comentário

0 Comentários