Espumante de Cerveja? A primeira Cerveja Brut do Brasil!


Acordar às 6:30H em pleno sábado parece covardia, mas lá estava eu de pé para dirigir-me a uma experiência bem interessante: conhecer uma cerveja artesanal finalizada como espumante, ou até poderia dizer uma espumante de cerveja.

Confesso que histórias como essa me fazem sair de casa com muita alegria e não é que o destino, o que não pensava, era uma vinícola? Imaginei que visitaria a linha de produção da cervejaria Paulistânia, mas não, fui até São Roque, rota do vinho, precisamente na quase centenária Goés. 
Um passeio bem animado com quase toda equipe da Bier & Wein, estava ali, para prestigiar o lançamento da Paulistânia X (10), em comemoração aos 10 anos da marca, vendas, marketing, logística, etc. e os mentores da ação e do produto: Sr. Roberto Stein (Diretor), Eryck Machado (Gerente de Produto) e o autor, o mestre cervejeiro Wilson Junior.
Chegando a vinícola reencontro um velho conhecido Fábio Goés o enólogo responsável pelos vinhos da vinícola e também coautor desse projeto muito bem elaborado.

Saber dos movimentos da vinícola, o lançamento do Cabernet Franc (que tinha visto recém-plantado há cerca de 10 anos) com o nome Philosophia, o uso da poda invertida, deixou-me bastante animado, mas como assunto era Cerveja fomos, depois de sabrada pelo gerente de Vendas Alexandre Guerra (uma figura, super bem humorado), conhecer e degustar a cerveja.
A exemplo da famosa belga francesa Deus Brut dês Flandres, a Paulistânia X fermenta inicialmente na sua cervejaria (em Nova Odessa, interior de São Paulo) e depois segue para a vinícola receber a segunda fermentação e posterior engarrafamento. A diferença está no método, enquanto a belga vai a Reims (França) receber o processo clássico (ou fermentação na garrafa) a brasileira é concebida pelo método charmat (segunda fermentação em tanque autoclave).


A cerveja realmente é um primor, fresca, jovem, porem potente e com um belo perlage.
Trata-se de uma  Brut Barley Wine, uma Strong Ale. O líquido final levou cerca de dois meses para chegar nesse estágio que degustamos. O seu estilo, uma cerveja base forte que ainda ganhou pimenta rosa, nos apresentou, mesmo com seus 10% Alc, um paladar elegante, aromas imponentes, de malte torrado, biscoitos, notas de toffee e especiarias.
Particularmente me agradou muito a sensação de beber uma cerveja espumante com mais corpo que um espumante de vinho, amargor agradável , boa acidez (que sugere algumas harmonizações defumadas e até com gordura) e um final de boca bem pronunciado e longo.

Esse lote foi concluído com cerca de 4.000 garrafas,  e pode ser produzido ainda mais algum em função da demanda.  Quanto ao custo deve se posicionar entre R$ 69 e R$ 79 dependendo do ponto de venda.  
A apresentação também merece destaque: a imagem relacionada à ponte estaiada, que acaba de completar 10 anos, foi escolhida como mais uma menção que a marca faz a pontos de São Paulo. Sua linha traz nomes, como Marco Zero, Ipiranga, Pátio do Colégio, Caminho das Índias, etc.
Uma cerveja para dividir com os amigos, presentear e substituir, eventualmente, pelo espumante de vinho.

Instagram @cervejapaulistania
A cerveja será lançada no próximo dia 25, acompanhando as festividades do aniversário de São Paulo e também comemorando os 10 anos da marca Paulistânia.
Saindo da sua sede, seguindo um desfile de carros antigos até a ponte estaiada. A partir das 11:30H.
O ano realmente é de comemorações, uma vez que marca recebeu no final do ano passado o premio de melhor cerveja do Brasil pelo “World Beer Awards” com sua “Marco Zero” uma pilsen bem agradável, apesar de gostar mais da sua Ipiranga, um pouco mais amarga que conquistou a medalha de bronze, no mesmo concurso.



Se beber não dirija! |A venda de bebidas alcoólicas é proibida para menores de 18 anos

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Parabéns Alexandre, estou percebendo que seu blog é muito bom, completo. Já me inscrevi e acompanharei dicas e experiências com o mundo do vinho por aqui. Esta postagem é sobre cerveja, mas como nos conhecemos hoje, optei por postar aqui. Abraços.

    ResponderExcluir