VENDER VINHOS NÃO É CONTAR HISTÓRIAS, SERÁ?

Bem recentemente fomos procurados para criar um projeto não só de treinamento e educação do vinho, mas voltado de forma aprofundada para a venda especializada em vinhos. 

Já até gravei um video no meu canal do youtube falando sobre o papel que sempre executei como profissional de Marketing e Vendas, por mais de 30 anos, a bem da verdade se contar a venda de coxinhas são mais de 40, mas naquela época ainda não me considerava um profissional. 
Exercendo essas funções treinei muita gente e continuo acreditando que sem treinamento os profissionais não vem muito longe, permanecem durante muito tempo na média, que por aqui tem uma régua baixa.


O fato é que percebo como, especificamente, no mercado de vinhos a imensa maioria dos agentes de vendas não está preparada para a função, além de nem o básico que é conhecer seu produtos esses profissionais sabem muito pouco sobre técnicas de negociação, abordagem, venda, pós venda e nesses tempos ainda tem uma grande lacuna de habilidades quando falamos de tecnologias.

Para ilustrar, bem recentemente estava numa degustação comercial (que são ações para vender vinhos) com mais de um fornecedor. Ao abrir uma das garrafas fiz uma relação com o vinho daquele fornecedor assemelhando a um vinho muito simples de outro país. O vendedor ficou paralisado, não sabia o que me responder e muito menos conseguiu defender seu produto.

Agora, por que isso ocorre?
Porque o vendedor não conhecia seu produto, se sentiu intimidado pois o dono do estabelecimento me apresentou como um especialista, mas principalmente porque não aprendeu o que fazer nessas situações.

O que nos sobra?
Uma vez um influencer, pela idade dele deveria dizer formador de opinião, publicou que para vender vinhos é preciso apenas saber contar história, será?

Claro que não, mas saber constar as histórias certas faz parte do conhecimento técnico sobre o produto, além disso é preciso falar bem a lingua, conhecer um pouco de história, geografia e claro conhecimento do mercado e dominar algumas técnicas de vendas, aí sim você faz história!


Postar um comentário

0 Comentários