SERRA DA MANTIQUEIRA E UM VINHO PARA CHAMAR DE SEU!

 A Serra da Mantiqueira é um dos cenários que mais vem chamando atenção tanto pelos apaixonados por vinho quanto pelos investidores no negócio.  No total já existem 57 vinícolas registradas, só em Espírito Santo do Pinhal já são 28. Não é tão nova a descoberta da região, a Casa Geraldo (em Andradas, sul de MG) está por lá há 50 anos, mas com certeza foi o desenvolvimento da técnica da poda invertida, ou poda de inverno que impulsionou essa grande mudança e por que não dizer corrida à região. 

Com o prêmios ganhos pela vinícola Guaspari os holofotes foram virados definitivamente para a bela serra que além de paisagens lindíssimas reúne condições de solo, clima, altitude, que aliadas a técnica promovem a possibilidade de colheita de bons frutos e bons vinhos. 

Cerca de um mês atrás "O Estado de São Paulo" publicou algumas matérias falando da região e principalmente do perfil investidor, em uma delas o jornal usou a manchete "Executivos trocam carreira na Faria Lima para viver ‘sonho do vinho’ em Espírito Santo do Pinhal".

Não são simples projetos de vinícolas, são belas apostas que vão além do vinho, criam espaços para eventos, pousadas, co-work, muitas ações  para envolver consumidores e obviamente promover o eno-turismo. A vinícola Mirantus, por exemplo criou um programa para que se "adote uma videira". O consumidor pode comprar de 1 a 20 videiras e terá direito a garrafas da safra investida que podem ser um vinho de entrada, que eles chamam de Reservado, Reserva ou Gran Reserva.  A vinícola ainda promove diversos eventos, como o desse dia 25 quando entregarão as garrafas a quem investiu na safra de 2022.

Casa Geraldo - Andradas | MG (arquivo pessoal)

Estive na região visitando a Casa Geraldo e a Guaspari, essencialmente a Serra da Mantiqueira tem se destacado pelos vinhos feitos com a uva Syrah, realmente produzindo muito bem, no entanto provei outros bem especiais como na foto, um belo Sauvignon Blanc.

Para os próximos anos além de belos vinhos teremos um grande complexo turístico, provavelmente criando um polo tão importante quanto o do Rio Grande do Sul




Postar um comentário

0 Comentários