Consultoria DV7 na Orion Trading (Orion Vinhos).


Uma consultoria bem-sucedida que chega ao seu final.

Em junho de 2022 suspendemos a consultoria a pedido do cliente, naquele momento deixamos as portas abertas para uma possível retomada, fato que não ocorreu. Dessa forma em janeiro desse ano estava prevista a saída total do cliente uma vez que ainda alguns pontos de monitoramento, porém com questão de saúde do Santucci (CEO da DV7), adiamos para o início do mês de fevereiro.

Foram dois ciclos bem conduzidos.
Inicialmente cuidamos do restabelecimento da identidade da empresa, com a ressignificação e reformulação do logo (logomarca Orion) – emprestamos jovialidade, expansão das cores e implantamos a simbologia da constelação de Orion. Foi um ciclo de reconstrução, criação de uma mentalidade e gestão. Um planejamento estratégico que previa um novo portfolio recheado de marcas próprias e a fixação de imagem nas marcas que remanesciam no catálogo. Além disso um cuidado maior com fornecedores, indicando o processo, apontando o caminho, tempo e acordos de cavalheiros.

Introduzimos a ideia da marca própria protegida, desde as questões de registro até a formulação da ideia que sustenta a marca, história e motivação da criação e abertura para defesas caso fosse necessário, fato que ocorreu e de tal ponto que sugerimos em um dos casos que defesa fosse junto a Vaticano (exatamente fomos ao Vaticano defender com sucesso uma marca).
A ideia do primeiro ciclo era de afastar as marcas do passado, apontando claramente a nova composição societária e uma maneira moderna de gerir a empresa. Funcionou muito bem, tanto que pudemos promover junto a imprensa, graças a uma bem articulada ação com nosso parceiro de comunicação (DC Online).

O segundo ciclo previa a conclusão e expansão do primeiro. O início desse ciclo foi marcado pela chegada de diversos produtos desenhados anteriormente:

            Família Felinos, assim como a Galos, foi um marco bem importante nessa estratégia de ter uma marca global, produtos de várias partes do mundo do vinho, com sua identidade central e alterando apenas o sotaque. Assim chegaram Los Felinos (Chile), Os Felinos (Portugal), I Gatti (Itália) e ainda estava desenvolvido a marca Les Felines (França) com um vinho rosé (para tomar com gelo).

·       Dom Cardo, uma linha de vinhos italianos que teria extensão para Argentina, muito bem escolhida e totalmente desenhada pela nossa consultoria, desde os aspectos visuais até a escolha dos produtos, posicionamento de preço e comunicação dirigida. Uma linha com vinhos da Puglia e ainda duas latas de vinhos Branco e Rosé sob a marca Santa Magnolia (dentro do guarda-chuva Dom Cardo) – grande sucesso de lançamento e vendas, esgotadas ainda com menos de 90 dias do lançamento.

·       Ampliação e fortalecimento das linhas existentes como a italiana Fantini/Farnese e a portuguesa Caves da Montanha.

Ainda havia projetos aguardando execução ou efetivação de compra.
O que levamos para dentro da empresa era uma modernização de gestão em diversas áreas:

·       Nos estoques, alterando o código do produto por um inteligente e que permitisse ampliar a visão de gestão, prevendo melhores compras, momento adequado que privilegiaria estoques de safras melhor disponíveis para venda e ainda a preparação para novas formas de comercialização, como o canal ON-Trade e também uma linha Premium.

·       Tratamento adequado aos canais de vendas, eliminação de ruídos com vendas passadas e esporádicas ao consumidor, a empresa se tornou 100% B2B mantendo o canal OFF-Trade seguro para que os clientes pudessem trabalhar sua revenda com margens adequadas.

·       Ofertas inteligentes que permitissem a eliminação de produtos que estavam sendo descontinuados e simultaneamente promovendo os produtos de linha de forma que ganhassem espaço em prateleira e ações pontuais, de promoção ou degustação.

·       Comunicação total: nossa estratégia foi de usar os canais de mídias sociais para falar diretamente com o consumidor, apoiando clientes e representantes, fortalecendo os fornecedores, abordando os produtos e locais onde comprar. Já o site totalmente reformulado com fichas técnicas padronizadas foi a base para o catálogo (planejado para ser flexível e alterável com novos produtos). E um contato com mídias tradicionais e especializadas constante para municiar de informações de ações e lançamentos.

Enfim, grosso modo o marketing estratégico esteve muito bem representado do planejamento de 2022, que ainda apontava para a gestão de pessoas, ponto onde nossa consultoria apenas indicara o caminho. O ritmo de crescimento de faturamento desacelerou muito por conta do cenário econômico, fato esse que, infelizmente, motivou a suspensão de alguns contratos de fornecimento no Brasil e no exterior culminando também no da consultoria.


O fato é que mesmo diante do quadro podemos dizer que o que foi possível ser feito, foi realizado da melhor forma possível, com resultados elogiados por diversos atores do meio, principalmente pelo mercado e clientes. Conseguimos interna e externamente impactar positivamente, resgatando e conferindo uma imagem de confiança e bons serviços e produtos.

Etapa concluída e que venham novos desafios!

Postar um comentário

0 Comentários