Vinhos de Nova York


Pode parecer estranho, seria como dizer vinhos de São Paulo, seria como imaginar um vinhedo em plena Av. Paulista, mas assim como o estado de São Paulo é extenso, o estado de Nova York também é.  Um dos maiores estados dos Estados Unidos, chega a fazer fronteira com o Canadá, e é propriamente nesta região que tive o prazer de degustar seus vinhos.


Em uma degustação conduzida pela sommelier Luciana Mota, que também comanda a Cave Suíça,
em São Paulo  (local do evento) provei 7 vinhos: Dr. Konstantin Frank Riesling, Semi-Dry, Thisrty Owl Riesling, Fox Run Riesling, Brotherhood I Love New York, Fox Run Lemberger, Fulkerson Red Blend (Cabernet Franc, Noiret - uva local) e  Brotherhood Riesling (demi-sec).

A maioria dos vinhos vem da região de Finger Lakes, com cerca de 150 vinícolas é maior região produtora, graças as suas características de solo e clima produz brancos muito interessantes principalmente com a uva Riesling.
Todos os que provei  apresentaram boa tipicidade e alguns me surpreenderam, caso do Thirsty Owl, complexidade maior que os demais e foi muito bem com o queijo proposto (Chabichou).

Dos tintos o I love NY (da mais antiga vinícola americana em atividade e a única que pode usar os icônicos símbolos ❤), um Hudson River feito a partir de uma uva local, a Baco Noir *, Merlot e Cabernet Sauvignon se mostrou bem interessante, agradável, para mim o vinho da pizza. Agora o Fox Run Lemberger chamou muito minha atenção (tanto que trouxe uma garrafa), complexidade , belos aromas e corpo que me fez lembrar Cabernet Franc, o que constatei ser uma das uvas da vinícola após a pesquisa. A uva tem origem alemã (também conhecida como Blaufränkisch), produz um vinho corpulento, aromas e notas de frutas compotadas, pimenta e especiarias.

Na noite os vinhos receberam um preço especial, os brancos a R$ 160,00 e tintos a R$ 180. Memoráveis.

*
(uva americana híbrida criada por Francois Baco a partir da uva Folle blanche e uma variedade desconhecida da família riparia - de mesa - americana).

Postar um comentário

0 Comentários