Momento Malbec


Artigo publicado no site da Abracohr.

A uva malbec, recebe diversos nomes: Auxerrois no Cahors (França), sua terra de origem, Côt no Loire e Pressac em outros lugares.

Essa uva foi amplamente utilizada na região de Bordeaux, nos tradicionais cortes bordaleses, mas com a praga da Philoxera, foi perdendo espaço para outras cepas que hoje entram nestes cortes.

Na França, ela ainda é utilizada em Cahors, também integrante de um corte tradicional junto com a Merlot e a Tannat, mas vem se desenvolvendo bem, assim como na Argentina, como varietal (vinho feito a partir de uma única uva).

Na Argentina, a Malbec foi plantada na parte final do séc. 19, mas foi só por volta de 1990 que os argentinos passaram a valorizar esta uva e dela fazer sua representante mais graduada dentre os vinhos de qualidade daquele país.

Essa uva vem sendo cultivada em diversas partes do mundo: França, Chile, Califórnia, Austrália, Itália, mas é especificamente em Mendoza, Argentina que ela ganhou grande destaque, por fazer vinhos menos encorpados que na sua terra natal (Cahors e Loire), mas com paladar muito agradável, toques de especiarias e bom corpo.

Postar um comentário

0 Comentários