KIRKE - DEUSA DA LUA NOVA

Kirke Mukuzani Saperavi, e seu ritual na Georgia de Ulisses.

Este vinho em especial recebeu o nome de Kirke, que em dinamarquês quer dizer igreja, o que é surpreendente, pois o nome para vinho vem do grego Circe, a feiticeira, a tia de Medeia. Ela aparece na Odisseia de Homero do herói Ulisses.
Circe ou Kirke é também a deusa da lua nova e é esse ritual que aparece nesse vinho.  As uvas são colhidas manualmente na noite da lua nova e repousadas até o dia seguinte quando serão fermentadas.

Saperavi é a principal uva tinta desse país que ressurgiu no mundo dos vinhos e impulsionou o bloco chamado leste europeu. 

[leia o artigo especial: VINHOS NO LESTE EUROPEU]

O vinho de coloração de rubi bem escura, nos mostra aromas de frutas vermelhas escuras como o mirtilo e a groselha, além de notas de especiarias, porém no sabor que ele se revela surpreendente, uma bela estrutura, leve, marcante, sedoso e muito equilibrado.  Para quem não conhece a uva, lembra muito a espanhola Tempranillo.  

Uma bela passagem até 09 meses em barricas de carvalho do Cáucaso conferem elegância e o afinamento na medida certa.

Cerca de R$ 170
Importado pela Wine7.



Provamos esse vinho com o tradicional polpettone do Jardim de Napoli e realmente deu conta do recado.  Para finalizar: Nespresso com um belo bolo feito pela mama Santucci e o sorvete artesanal de doce de leite, feito pelo próprio Santucci.


Postar um comentário

0 Comentários