PRONTOS PARA BEBER: CONVENTO DA GLÓRIA

No período da ProWine São Paulo estive com o Manuel Baptista, diretor de exportações da Caves da Montanha, em um almoço bem português no Tasca da Esquina, simpático e agradável restaurante com leituras competentes de pratos da terrinha. Vale ressaltar que almoçamos em porções, petiscos, e finalizamos com uma açorda de gambas, ou melhor dizendo de camarões, uma vez que eram os crustáceos de menor porte (essa é a diferença entre gamba e camarão) e não bebemos vinhos, a não ser no final, selando o encontro com porto 10 anos.

A conversa rendeu e confesso, a açorda seria a companhia ideal para o branco Convento da Glória Colheita Arinto, da Caves da Montanha ou até seu espumante Montanha Bruto, ambos vinhos frescos com boa acidez e particularmente aprecio muito os espumantes portugueses, enfim não foi dessa vez!

De qualquer forma percebi que ainda não havia publicado nada sobre dois de seus vinhos, os lisboenses Convento da Gloria Tinta Roriz e o Reserva Touriga Nacional, apesar de ter feito as fichas técnicas desses vinhos e praticamente toda a linha do produtor que está concentrado na Bairrada. Estive por lá em 2018, visitando suas famosas adegas subterrâneas e toda a produção. É uma empresa com uma linha bem extensa que além dos vinhos de diversas regiões, ainda produzem destilados e espirituosos, como o excelente e premiado Gin Friday e os famosos licores de Ginginha e o Licor Nacional.


O nome Convento da Glória remete a uma "lenda", repleta de pormenores, da imagem, uma escultura - que viajou do Brasil à Portugal em uma embarcação que naufragou - tendo sido encontrada na praia de São Roque em Lagos e então provocou a mudança do então Convento de São Francisco em Convento de Nossa Senhora da Glória. A arte do rótulo remete ao estilo barroco da escultura.
(vale a pena a leitura sobre essa "história" por 
Maria Inácio Duarte)

Convento da Glória Tinta Roriz - Esse vinho de médio corpo, límpido, de cor rubi intensa. com aromas e sabores de ameixa e mirtilo em compota. Equilibrado e leve na boca, pode acompanhar a comida como carnes vermelhas, queijos de pasta mole e variados pratos de bacalhau ou ser bebericado sozinho. 
Tinta Roriz, também conhecida como Tempranillo e ainda outros nomes da Espanha é a curiosidade nesse vinho produzido no país abusava dos vinhos de corte, é a prova de que a enologia portuguesa desenvolveu muito alcançando resultados muito expressivos mesmo em vinho para o dia a dia. 
Cerca de R$ 60
Importado pela TDC Vinhos


Convento da Glória Reserva Touriga Nacional - Este monocasta da região de Lisboa do varietal Touriga Nacional, a mais célebre uva portuguesa da atualidade, gera um tinto cheio de caráter e tipicidade, cor rubi profunda, aromas de ameixa e mirtilo em compota, equilibradíssimo na boca com notas de compota e fruta vermelha madura com final longo e prolongado o elegendo  uma excelente relação qualidade – preço. Acompanha bem pratos a base de carnes vermelhas, queijos variados e o tradicional bacalhau a Gomes de Sá.
Cerca de R$ 70
Importado pela TDC Vinhos

Postar um comentário

0 Comentários