O BRUNELLO DI MONTALCINO

 Ao longo de muito tempo o Brunello di Montalcino foi o vinho mais surpreendente que já tinha conhecido.

Franco e Jacopo Biondi Santi

Foi graças a essa experiência de conhecer o vinho, o responsável pelo rótulo mais famoso que também é herdeiro do criador (Sr. Jacopo Biondi Santi) que percebi o produtor de vinho como um agricultor que se transforma em um artesão ou um artista. Nos cursos e palestras para exemplificar, desmistificar, tirar esse caráter elitista, enfim descomplicar costumo dizer que são colonos, caipiras, pois foi a imagem que esse senhor me passou, diante de toda elegância da pessoa, do glamour e badalação em volta do seu vinho, havia um homem que amava as coisas e a simplicidade da terra onde seus vinhos nasciam.

A história da criação desse vinho remonta a primeira metade de século XIX. Na região que tinha (e tem até hoje) uma estrela chamada Chianti, produzia por ali a família do Sr. Clemente Santi. Ele decidiu produzir um vinho de longa guarda, ao redor da cidade medieval de Montalcino, cerca de 40 quilômetros ao sul de Siena, na Toscana (região onde nasceu o Chianti). Sua decisão estava em buscar um vinho diferente do Chianti, assim pesquisou e desenvolveu diferentes clones da principal uva da região, a Sangiovese.
O resultado foi a Sangiovese Grosso, ou Brunello (moreninho, em português). Sua forma é diferente da Sangiovese, desde o formato das folhas e dos cachos, até a disposição dos bagos e a casca mais grossa, conferindo mais tanino e cor aos vinhos.
Um Brunello pode chegar muito bem aos 50 anos de vida, porém como veremos mais adiante, dificilmente encontraremos um vinho de cor vermelha viva.

Por determinação da sua denominação de origem de qualidade (e garantia – DOCG),  o vinho tem que levar  100% de uvas Sangiovese Grosso (ou Brunello), chegar a um teor alcoólico mínimo de 12,5% (quase todos tem cerca de 14%) e pelo menos 50 meses de envelhecimento antes de chegar ao mercado. O vinho passa ao menos dois anos em barris de carvalho, e o restante em garrafa. Se o Brunello for um "Riserva", aí o período mínimo aumenta mais um ano, passando para 36 meses em barricas.

A região demarcada produz em torno de 5,8 milhões de litros ao ano. Suas principais características são de vinhos sérios, encorpados, complexos, mas muito prazerosos. Graças a esse grande período de guarda antes da venda, o vinho, chega ao mercado já com cor granada e belos toques de evolução. Seus típicos aromas típicos de geleia de frutas, musgo, couro, frutas secas e cristalizadas, defumados, pimenta preta, alcaçuz, baunilha, nos encantam e por algum tempo o melhor do vinho é saborear esse momento no nariz.

Claro que não é um vinho para o dia a dia (para isso podemos beber seu jovem Rosso di Montalcino, uma espécie de irmão mais novo), por isso taças de tamanho maior são bem vindas, pois ampliará seu prazer de beber, bem como em muitos casos é bom decantar. É um vinho para gastronomia, com carnes vermelhas e caça, vai muito bem.
Encontramos no mercado, por preços que vão desde os  R$ 300 até cerca de R$ 4.000 (para os excepcionais e os  “Riserva”, que só são produzidos  em safras excepcionais).

Na Wine Brasil (empresa parceira) indico 3 belos exemplares:  Gaja Brunello di Montalcino DOP 2014 - Pieve Santa Restituta,  Brunello Di Montalcino Caparzo DOCG 2013 e o Valdicava Brunello Di Montalcino 2005.


O Gaja é daqueles produtores incansáveis, explorador dos bons vinhedos e um artista para produzir verdadeiras obras de arte em vinhos, seus Barolos são espetaculares e seu Brunello faz parte desse time de estrelas.  (Antonio Galloni 92 Pts / 2013)

O Caparzo é um clássico moderno, mantém as tradições do Brunello porém com um ar mais moderno, um vinho de taninos presentes, longos e esbeltos. Para ser bebido um pouco mais jovem, apesar de uma guarda sugerida de cerca de 20 anos. 
A família ainda tem o LA CASA, feito em safras excepcional, uma pancada de estrutura e paladar, um dos melhores que já provei. (Wine Enthusiast 91 pontos)

Já o Valdicava  é uma novidade que acaba de chegar, por ainda não ter provado ficarei com a a bela descrição do site:  “Luxuoso e moderno. Este é um Brunello de sucesso, com enorme concentração, densidade e intensidade. Bastante especiaria e madeira, mas sem sobrepor a intensidade natural da cereja e da amora. O vinho é macio, mastigável e denso na boca". (Wine Enthusiast 93 pontos.)

 

Vale ainda mais a  pena sentir o prazer de beber um vinho tão interessante, importante, sabendo que é fruto do suor de um caipira!

Alexandre Santucci, escritor, mentor e palestrante, é o criador do “Descomplicando o Vinho” (Site/TV/Livro e método). É psicólogo, ator, professor universitário de Marketing, Serviço do Vinho /Sommelierie e Psicologia/Gestão de Pessoas. Foi responsável pela área de cursos e treinamentos da maior importadora de vinhos do Brasil.

Postar um comentário

0 Comentários