Filhos orgulhosos, Pais Presenteados!

Essa semana, depois de muito tempo, coloquei o Descomplicando o Vinho no instagram, ainda preciso aprender a lidar bem com essa rede social, mas o interessante e coincidente é que isso se deu neste período que antecede o dia dos pais e por diversas razões acabei escolhendo um imagem para representar a data. 
A imagem é a famosa e brilhante foto do criador do fotojornalismo Henri Cartier-Bresson chamada “Rue Mouffetard Paris (1954)” que retrata um garoto carregando duas garrafas magnum (1,5 lt) de vinho com o sorriso de orgulho.
Já havia usado essa foto algumas vezes, inclusive estampou a capa da minha primeira apostila dos cursos que ministrei, mas sabia muito pouco a respeito da imagem captada.
Em resumo, a imagem retrata uma época pós-guerra em uma rua de um bairro operário de Paris. Nessa época o vinho também era vendido a granel, preenchendo vasilhames de vinhos, essa prática se dava em armazéns e até em pequenos caminhões. Eram vinhos baratos, semelhantes aos que chamamos aqui de vinho de garrafão.  Sobre o vinho tem uma curiosidade bem interessante: a garrafa da esquerda (ou a na mão direita do garoto) tem uma inscrição “12” isso quer dizer que o vinho original era um “amélioré” - refere-se ao teor de álcool de 12% (ocorre que na França dessa época os vinhos ordinários chegavam a 11% e esses "amélioré", ou melhorado, atestavam qualidade superior com essa marca “12”).
Sobre a foto, outra curiosidade: o menino chama Michel Gabriel com 7 anos na foto, conta-se que Bressan e Michel mantiveram contato e quando ele fez 50 anos Bressan entrou na festa com duas garrafas de vinhos embaixo do braço, repetindo a imagem.

A máxima que Bressan carregou e que imortalizou seu trabalho foi a de Jean-François Paul de Gondi (1613-1679), cardeal de Retz, segundo o qual “não há nada no mundo que não tenha o seu momento decisivo”. Esse momento decisivo ele aperfeiçoou para “instante decisivo”.

Como uma imagem pode nos significar tantas coisas?
Cada um tem seu momento decisivo, aquele que temos o estalo e seguimos, eu escolhi esse momento, essa imagem para homenagear nossos pais e mesmo que o meu já tenha partido, acredito que além dos vinhos que possamos carregar, o melhor presente que um pai pode ganhar é como o desse menino e  sua expressão cheia de alegria e orgulho, sua postura confiante de alguém que se sente importante, fruto da confiança de seus pais.

Um feliz dia dos Pais!

Postar um comentário

0 Comentários