Curiosidades e $$$ altos ????

Oscar Daudt, pesquisou e publicou um artigo muito interessante: os preços dos vinhos importados no Brasil comparado ao mercado americano.

Interessante é que há 10 anos quando estive na Sherry Lehmann em Nova York, pude confirmar que pagávamos 3 vezes mais que os americanos, no entanto seu levantamento revela que é muito mais em alguns casos.

Porém, graças a Deus, nem tudo é caos, temos algo muito positivo, alguns importadores se mostram bem coerentes e conscientes. Praticam margens corretas e tem um claro objetivo de fazer o vinho chegar ao consumidor da forma mais honesta possível.

Confesso que me empolguei com o Oscar (que não o conheço pessoalmente, mas farei questão de conhecê-lo) e fui ler seu blog. Lá encontrei uma referência ao artigo (dele), colocando que na CBN o Sr. Renato Machado comentou sua pesquisa e artigo, mas não deu a fonte.

Sabe, registro aqui algo que ouvimos muito no mundo do vinho e por que não dizer do mundo. Em nada vai mudar a vida do Oscar se o Renato viesse na mesma rádio, retificasse seu comentário e desse a fonte. Explico-me, o Oscar já é um vencedor e este fato só mostra o quanto esse irmão tem seu valor, pois se preocupou em levar ao público uma informação esclarecedora e que imprimirá uma mudança no comportamento deste mercado. No entanto o que ganhamos com uma disputa irascível, típica do mundo de celebridades que cada vez mais desce ao povo, em que pese só querer levar vantagem?
Já nem me refiro ao comportamento do comentarista, pode ser até que sua assessoria não lhe deu a fonte, ou o tempo era por demais curto - sei que isso pode acontecer. O que me pergunto é será que não seriamos mais felizes se praticássemos mais a Gentileza? Será que não seriamos mais elegantes, humanos se fossemos mais Generosos?

De qualquer forma fica aqui a dica, consulte os sites internacionais e não compre de quem abusa em suas margens. Isso vale para qualquer consumo, nós precisamos ter consciência que mundo globalizado significa empresário atento a isso também. Nós brasileiros devemos ficar felizes com o sucesso de nossos compatriotas, mas devemos saber que o sucesso deve ser um processo e não querer ficar rico do dia para a noite às custas da ignorância e da falta de critérios.
O Preço da Ganância e sim é alto e não devemos Pagar!

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Caro Santucci,

    Muito obrigado por sua força ao meu levantamento!

    Com certeza, quando for a São Paulo, gostaria também de conhecê-lo.

    Um abraço,

    Oscar Daudt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Oscar, Olha só como esse assunto volta sempre à tona... Quatro anos depois e quase a mesma situação..
      Abraços,

      Excluir